SXSW 2022 – O MAIOR FESTIVAL DE INOVAÇÃO DO MUNDO, POR SPARK:OFF / ANDREA BISKER

Chamado apenas de “SX” ou de South by, o maior festival de inovação do mundo ocorreu em Austin, no Texas, de 11 a 20 de março. Foram mais de 1400 palestras, 1200 shows e 400 filmes exibidos. Aqui vão alguns dos pontos que merecem destaque.

Palavra de ordem: “Re-perceber”

Uma das futuristas mais influentes do mundo, Amy Webb trouxe o conceito de re-perception. “Re:perceber” nada mais é do que quebrar paradigmas. Uma oportunidade de resetar valores e mentalidades que não servem mais. No processo de “re-perceber” o mundo, a gente se obriga a descolonizar o pensamento e a abraçar a força do coletivo – outro tema forte do SX de 2022.

Economia creator e Tik Tok no centro da discussão

A rede social Tik Tok foi protagonista em praticamente todas as discussões sobre a “creator economy”. Enquanto marcas investem em criações inovadoras para expor e vender seus produtos, creators atingem mais o público mais jovem e sabem explorar o melhor da plataforma. O TikTok investiu US$ 1 bilhão em campanhas direcionadas aos criadores, enquanto o YouTube tem um fundo de US$ 100 milhões reservados para creators. Em suma: as plataformas desejam atrair e reter creators, pois eles aumentam a base de usuários com suas criações.

O metaverso é nosso

O executivo Sebastien Borget, Co-Founder e COO da The Sandbox, um mundo virtual imersivo (uma das versões de metaverso) trouxe um discurso poderoso sobre os cinco aprendizados do metaverso para marcas, aterrissando conceitos que poderiam estar confusos depois de ouvirmos tantos pontos de vista sobre o tema durante todo o SXSW. Sebastien disse que o metaverso está sendo construído, e ele será edificado no user generated content. Ou seja, nós é que vamos construir o metaverso.

O futuro é descentralizado

Um tema de grande visibilidade no SXSW foi a Web3: a ideia de que a próxima era da internet se baseia na premissa de descentralização, permitida pela blockchain, fortalecendo ainda mais o conteúdo desenvolvido pelos usuários.O speaker Scott Galloway, professor da NYU, disse que o processo que estamos vivendo é de “recentralização”. Segundo ele, o poder não está com o povo. O poder continua nas mãos de poucas pessoas: de acordo com estudo, 9% das contas concentram 80% do mercado de NFT e 2% de contas concentram 72% de bitcoins.

Estes são alguns dos principais pontos que a Spark:off traz do SXSW 2024

Andrea Bisker é especialista em tendências e comportamento de consumo, CEO e Fundador da Spark:off, e Professora da ESPM (foto em destaque).

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed