Com 3,6 toneladas de resíduos orgânicos (cascas, talos, sementes, folhas, cascas de ovos, sobras de comida, etc.) gerados mensalmente em sua cozinha industrial de Apiúna se transformaram em adubos orgânicos e são utilizados em 75m2 de horta para a produção de hortaliças orgânicas para seus colaboradores.
A produção de hortaliças a partir do adubo produzido internamente, pela reciclagem de resíduos orgânicos, é de fácil entendimento por parte dos públicos interno e externo, tornando-se um ótimo exemplo prático de economia circular. Neste modelo, os nutrientes dos resíduos orgânicos, que seriam descartados em aterro, causando poluição do ar, do solo e da água, são reaproveitados e reinseridos em um novo ciclo produtivo, o que diminui a demanda por recursos naturais (redução do desmatamento para criação de novas áreas cultiváveis, redução na demanda por adubos químicos, redução no consumo de combustíveis para produção e transporte dos alimentos, entre outros).
Comenta Leonir Felipe Soliman Filho, Gerente de Sustentabilidade
Até pouco tempo atrás esses resíduos orgânicos eram coletados pela prefeitura e se transformavam em lixo no aterro sanitário de Timbó.