A BRANDILI DE APIÚNA É UM EXEMPLO DE ECONOMIA CIRCULAR FEITO EM CASA

Com 3,6 toneladas de resíduos orgânicos (cascas, talos, sementes, folhas, cascas de ovos, sobras de comida, etc.) gerados mensalmente em sua cozinha industrial de Apiúna se transformaram em adubos orgânicos e são utilizados em 75m2 de horta para a produção de hortaliças orgânicas para seus colaboradores.

‍A produção de hortaliças a partir do adubo produzido internamente, pela reciclagem de resíduos orgânicos, é de fácil entendimento por parte dos públicos interno e externo, tornando-se um ótimo exemplo prático de economia circular. Neste modelo, os nutrientes dos resíduos orgânicos, que seriam descartados em aterro, causando poluição do ar, do solo e da água, são reaproveitados e reinseridos em um novo ciclo produtivo, o que diminui a demanda por recursos naturais (redução do desmatamento para criação de novas áreas cultiváveis, redução na demanda por adubos químicos, redução no consumo de combustíveis para produção e transporte dos alimentos, entre outros).

Comenta Leonir Felipe Soliman Filho, Gerente de Sustentabilidade

‍Até pouco tempo atrás esses resíduos orgânicos eram coletados pela prefeitura e se transformavam em lixo no aterro sanitário de Timbó.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed