O Moda Amanhã – projeto 100% digital, que reuni mais de setenta estudantes das universidades parceiras do SCMC para passar por uma jornada de aprendizado e troca de experiências, abordando desafios de inovação com temas voltados à sustentabilidade, branding, varejo, omnicanalidade, entre outros, onde apenas uma equipe será vencedora. Ao final do desafio, que cada estudante da equipe vencedora ganhará uma bolsa de estudos de 5 mil reais.
O projeto está divido em 4 etapas, que encerra em dezembro 2021.
Nesta primeira etapa, que aconteceu em um mês de encontros online, metodologia e atividades para construção das soluções, as 14 turmas das universidades parceiras do SCMC – UNOCHAPECÓ, UNIVALI, UNISUL, UNIASSELVI Brusque, UFSC Blumenau, UDESC, SENAI Joinville, Senai Brusque, SENAI Jaraguá do Sul, Senai Blumenau, SENAI Criciúma, IFSC Gaspar, IFSC Araranguá e FURB, mergulharam no projeto, apresentaram suas propostas em formato de pitch nesta última semana.
A que ficou na primeira posição foi a UFSC Blumenau, do curso de engenharia têxtil, com as alunas Caroline Habitzreuter, Edna Regina Evaristo, Gabriela Lavrati, Gabriela Simon e Priscila Faiad Carvalho, e apoio da professora Grazyella Aguiar, surpreenderam todos, principalmente a Marlan, empresa associada que lançou um dos desafios.
Tálita Forlin Rincaweski, Head de marca do Grupo Marlan, que está representando a empresa no projeto, comenta:
“é uma alegria ver a primeira etapa do projeto acontecendo! Foi de grande valia entender a metodologia em que os alunos trabalharam e poder muni-los de informação para entrega desses lindos projetos! Encantada em poder contribuir e aprender com os alunos das universidades do estado e grata ao SCMC pela oportunidade!”.
Para a aluna Priscila Faiad, da turma de Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau, comenta que essa primeira etapa os desafios exigiram muita pesquisa e estratégia.
”O trabalho em equipe foi essencial. Nos mantermos alinhados e em sintonia para poder lidar com as dificuldades. E participar do desafio com uma empresa real e uma banca que realmente julgou as nossas ideias tornou uma experiência muito maisprofunda e de muito crescimento!’.
O ponto alto do projeto é desafiar não só o aluno, mas como a própria empresa participante a trazer à tona suas dores e colocar em prática as soluções propostas. Assim como uma oportunidade única para o aluno em sentir como são os desafios reais da indústria e fazer parte da construção de ideias para a melhor solução.
A divulgação do ranking das pontuações desta primeira etapa aconteceu nesta quarta-feira, 14, através de uma live pela conta do instagram do SCMC com o coordenador do projeto, Rodrigo Zen.
As 4 primeiras colocadas ficaram na ordem a seguir:
– 1º UFSC Blumenau, com o desafio Marlan
– 2º UNIASSELVI Brusque, com o desafio Oceano
– 3º UNIVALI Balneário Camboriú, com o desafio Marisol
– 4º UDESC com o desafio Círculo
O SCMC se orgulha com o desempenho de todas as equipes. Além de todos os critérios técnicos envolvidos, o trabalho em equipe se sobressaiu endossando mais uma veza importância da colaboração.
“Ficamos gratos às nossas empresas associadas. Entendemos o Moda Amanhã como uma verdadeira oportunidade de desenvolvimento para os estudantes participantes através do processo que propomos: solução de desafios reais através da inovação”
finaliza Osni de Oliveira Junior, Presidente da plataforma – SCMC.
A próxima ETAPA 2, começa dentro deste mês de julho, no próximo dia 26/07.